Medicina Física e de Reabilitação
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Medicina Física e de Reabilitação
O Padel e o Ténis são dois desportos que estão em voga e que permitem exercitar o corpo e a mente. Embora aparentemente semelhantes, estes deportos apresentam diferenças no meu modus de jogo, campo, raquetes e regras.
Quem joga Padel e Ténis conhece as diferenças ao nível da preparação física. Se por um lado o Ténis requer um movimento de bola mais rápido e explosivo, pressupondo maior técnica e desenvolvimento da parte superior do corpo, o Padel opta por movimentos mais repetitivos e dinâmicos, onde intervêm muitos grupos musculares com intensidade moderada a submáxima. Desta forma, o próprio jogo implica que exista uma preparação física diferente e pode originar lesões diferentes.
Entre as diferentes formas de reduzir/prevenir lesões, tais como o uso de calçado adequado, o aquecimento e a hidratação e repouso, o papel da fisioterapia assume particular importância no tratamento adequado da lesão, na correção e otimização do gesto técnico e na promoção da condição física, através do fortalecimento muscular, ensino de exercícios que promovam a propriocetividade e de alongamentos, preparando o corpo para o treino desta modalidade.
PADEL E TÉNIS
O Padel é um desporto considerado seguro, sobretudo pela ausência de contacto. De qualquer forma, é importante praticá-lo de forma planeada e adequada.
Para prevenir as principais lesões, é importante:
O volume e a intensidade do treino tendem a colocar os jogadores de ténis mais competitivos em maior risco de contrair lesões.
Em caso de lesão, deverá suspender a prática. Se voltar ao jogo durante o período de recuperação e contra a indicação médica, correrá o risco de agravar a lesão ou prolongar a recuperação.