Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
ODONTOPEDIATRIA
As crianças devem ir ao médico dentista assim que aparecerem os primeiros dentes ou, no máximo, até completar o primeiro ano de vida.
Recomenda-se que a criança faça uma consulta de 6 em 6 meses, que podem ser ajustadas consoante as necessidades da criança.
Os sintomas mais comuns são:
O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca 2 ou 3 vezes por dia com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedor ou gel.
Quando os primeiros dentes aparecerem, lave-os duas vezes ao dia, sendo obrigatório ao deitar. É importante ensinar as crianças a não engolir a pasta dos dentes. A melhor forma para escovar os dentes depende da idade da criança.
Quando fizer uma consulta com o odontopediatra, peça-lhe que lhe explique passo a passo como deve fazer.
Sim, devem ser preservados ao máximo.
Para além das funções estéticas e mastigatórias, os dentes de leite servem para manter o espaço necessário e guiar o nascimento dos dentes definitivos.
Tente que a criança não force o dente a sair. Se o dente ficar muito tempo a abanar e não cair, marque uma consulta com um odontopediatra para avaliar e indicar a solução mais apropriada.
É muito importante que as crianças se habituem a ir ao dentista e que encarem as visitas ao médico como algo frequente e normal.
A pensar no bem-estar e conforto delas, há médicos dentistas dedicados exclusivamente às crianças - os odontopediatras. São dentistas que têm meios e técnicas apropriadas a tratamentos dentários em crianças, assim como estratégias para as deixar mais descontraídas e à vontade.
Faça download do folheto digital de Odontopediatria e conheça esta área de intervenção.